quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto de Trabalho

PROJETO DE TRABALHO
BUSCANDO A APRENDIZAGEM NA TECNOLOGIA
JUSTIFICATIVA:
O mundo em que vivemos exige-nos a atualização pessoal. O uso das tecnologias na escola faz com que esta cumpra sua função de contribuir para a formação de pessoas que possam exercer integralmente sua cidadania através do diálogo, respeito às diferenças, a solidariedade, a cooperação, a participação de uma imagem positiva de si, transformando e construindo uma realidade mais qualificada com novos hábitos e comportamentos diferenciados.
A importância do uso desses recursos é vital hoje para que assim se forme condições onde existam as interações sujeito-máquina, sujeito-sujeito, onde eles relacionem a diversidade de informações com as vivenciadas na escola.
Considerando o avanço tecnológico, nada mais justo que a escola se empenhe em oferecer instrumentos que auxiliem os alunos na diversidade de aprendizagem.
Este projeto busca através da informática socializar, informar, formar e transformar a educação dentro da  comunidade escolar, permitindo a todos o contato com os computadores e com as interações pessoais, a construção de valores e aprendizagens que estes permitem, promovendo em nossos alunos uma consciência reflexiva sobre a importância do cuidado com o meio ambiente para uma vida mais saudável e feliz.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
Utilizar o laboratório de informática como local de crescimento, ampliação de construção de conhecimentos possibilitando ao educando o uso de novas tecnologias como registro das relações familiares, escolares sociais e ambientais; envolvendo as emoções, os sonhos, a busca de saberes necessários para sua vida. Estimulando assim para que sejam cidadãos críticos, reflexivos e participantes no contexto em que tem suas vivências, dando condições a uma aprendizagem cooperativa e responsável com a transformação social.
OBJETIVO GERAL DO 4º ANO
O aluno deverá ser capaz de se localizar a partir do ambiente em que mora num contexto maior, como localidade, distrito, município, estado e país, vivendo valores e promovendo assim atitudes de respeito e responsabilidade.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Identificar o lugar que moram, partindo de seu endereço local para assim se localizar dentro de seu distrito, município, estado e o país.
* Construir mapas da sua casa até a escola, observando a sua localidade.
*Passeio até o distrito local para assim identificar a sua localização.
* Visita até a sua cidade para reconhecer o trajeto até a sede local.
*Observação do roteiro para construção do mapa de sua localidade.
*Trabalhar com a construção de mapas do município, identificando assim sua localização dentro de sua localidade.
*Observar através da internet a localização de seu município, estado e país.
*Obter informações sobre a história de seu município através de notícias, visitas e relatórios.
*Reconhecer suas origens e atividades econômicas de sua localidade dentro de seu município.
*Promover a responsabilidade, cooperação e amizade entre os colegas.
METODOLOGIA
Aprender participando, vivenciando valores, sentimentos, formando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos.
Ensinar não só pelas respostas dadas, mas problematizando propostas as soluções encontradas e as ações desenvolvidas.
Que as experiências sirvam de crescimento pessoal e coletivo, tendo o aluno como elemento ativo neste processo, resgatando suas potencialidades, sua estrutura relacional, onde o conteúdo seja trabalhado, refletido e reconstruído para que o conhecimento não seja uma mera transferência ao aluno e ao mundo, tendo o professor como um problematizador, um mediador, um facilitador e um provocador de tomada de decisões.





ATIVIDADES
*Viajem de estudos pelo município;
*Entrevista com pessoas da localidade;
*Desenho do percurso que cada um faz até a escola;
*Relatórios das atividades e passeios;
*Desenhos no computador representando e indicando sua localização;
*Comparação com outras localidades próximas;
**Criar textos e quadrinhas referentes as visitas e entrevistas;
*Escrever sobre as experiências vividas;
*Representar através de slides suas atividades vividas;
*Representar através de gráficos e desenhos os dados coletados;
*Pesquisa na internet sobre as localidades e cidades vizinhas;
*Observação de mapas de todas as cidades e localidades;


AVALIAÇÃO
A proposta do projeto, sob forma de processo, é a conscientização de todos os participantes sobre a importância que a informática trará na elaboração e visualização dos trabalhos realizados em sala de aula e na comunidade escolar. A partir do uso da tecnologia os alunos deverão sentir-se envolvidos  dentro deste contexto expandindo assim dentro de sua comunidade, sendo este elo de ligação tornando esta atividade de suma importância  e sendo estes participantes  não somente meros espectadores.
Este processo abrangerá a observação, os desafios que cada um irá passar, a reflexão e busca teórica, registro diário e produção escrita.
Será considerado o espírito investigativo, a capacidade de dialogar e as diferentes formas de integração e inclusão social.
A doação de cada indivíduo para  através de sua história de vida se envolver culturalmente neste objeto de conhecimento participando ativamente com sua experiências e críticas somando assim juntos a construção do saber cultural.

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